Como são produzidas as músicas para os jogos online?

A importância das músicas para despertar o interesse nos jogos online.  

As músicas consistem em um dos pontos principais para os jogos online. A escolha da trilha sonora torna-se essencial pois esta ferramenta, além dos recursos visuais, claro, que prendem a atenção do jogador e concede ritmo a esta atividade. Se os jogos não dispusessem deste recurso, com certeza esta seria uma atividade monótona.  

Existe um termo em inglês, chamado Vgmusic , no qual define músicas como a trilha de sonora para todos os tipos de jogos, sejam eles o online, ou os videogames tradicionais. Essa ferramenta é reconhecida como um estilo próprio de música, nos quais os tons e ritmos são construídos por computadores e sintetizadores.

Como o criador deve escolher as músicas para seus jogos.

Devido aos avanços tecnológicos da atualidade, o criador de jogos possui inúmeras opções para desenvolver a trilha sonora. A comercialização de trilha sonora sempre é vendida separadamente aos outros elementos dos jogos e atualmente alguns artistas são especializados na construção de musicas.

Mesmo que a música não seja o foco principal de um jogo, deve se levar em consideração a premissa de chamar e prender  a atenção daqueles que utilizam o jogo online. As músicas tem o poder de transformar o recurso atrativo, sendo que cada cena ou cenário devem coincidir com a estrutura musical. Ela também é responsável por dar vida, ação ao ambiente explorado e desenhado. Sendo assim, desenvolve uma imagem racional para aqueles que utilizam essa ferramenta e determinados jogos podem, como consequência, tornar-se mais forte na memória do jogador.

Necessidade de verificar os direitos autorais.

Por muitas vezes, alguma música escolhida pode encaixar-se perfeitamente no cenário criado e você poderá não utilizá-la, simplesmente pelos direitos autorais reservados. Por muitas vezes, os custos desses direitos não coincidem com o planejamento financeiro do criador de jogo online. Burlar essa norma pode acarretar em consequências e problemas muito sérios ao desenvolvedor, desde punições de cunho cível até mesmo penal.  

Entretanto, mesmo para os desenvolvedores de jogos online que ainda não possuem um alto valor para investimento, é possível pesquisar músicas livres para reprodução.  Basta certificar-se minuciosamente se a trilha possui direitos autorais ou não para reprodução, principalmente para fins comerciais.

Com estas dicas, agora coloque as ideias em prática.

Considere que sempre existe a possibilidade de originar o ambiente do jogo, efeitos especiais e vozes para cada personagem. O criador precisa ser determinado, buscar pelas melhores ferramentas,  possuir a audição aguçada e deixar a sua criatividade fluir.

O criador precisa tomar decisões e compor em sua mente o cenário e o ritmo da música mais adequado para o caso, sendo possível até mesmo utilizar diversos estilos diferentes.