Os Melhores Filmes Baseados em Jogos

Para os aficionados por jogos é sempre com grande ansiedade que aguardam a estreia no grande ecrã do filme do seu jogo predileto. Por vezes ficam bastante desiludidos pois o filme não faz justiça às suas personagens favoritas no jogo. Outras ficam surpreendidos pela positiva, adoram o filme, o que os faz desejar ainda mais o jogo.

Assim selecionei alguns dos melhores filmes adaptados de videojogos. Claro que nem todos temos os mesmos gostos e por isso alguns poderão não concordar. Por ordem cronológica apresento os mesmos:

Super Mario Bros. (1993) – Este foi o primeiro filme baseado em videojogos. Não foi tão bem aceite como se esperava, muito por culpa da adaptação ser bastante diferente do espírito do jogo. Mas tornou-se um filme de culto.

Street Fighter – A Batalha Final (1994) – Este filme foi um sucesso de bilheteira na altura. Foi muito bem aceite pelo público mas uma desilusão para os amantes do jogo, visto que alterou a história original do jogo.

Combate Mortal (1995) – Dos poucos filmes adaptados de videojogos com impacto positivo nos amantes deste jogo.

Lara Croft: Tomb Raider (2001) – Foi um sucesso de bilheteira e muito bem aceite pela crítica, tanto que teve direito a sequela.

Resident Evil: O Hóspede do Mal (2002) – Mais um filme que não foi bem aceite pela crítica mas que bem aceite entre o público. Teve direito a diversas sequelas.

House of the Dead – A Casa da Morte (2003) – Apesar de ser um filme considerado categoria B e não ter tido assim tanto sucesso, tenho que o referir pois, dentro do limitado orçamento e sem atores conhecidos, acabou por receber algumas críticas bem favoráveis.

Doom – Sobrevivência (2005) – Este filme foi bem aceite pelo público e mal aceite pela crítica. Quanto aos amantes do jogo, este dividem a opinião em positiva e negativa.

Príncipe da Pérsia: As Areias do Tempo (2010) – Recebeu diferentes críticas, para uns foi excepcional  e para outros foi decepcionante.

Need for Speed – O Filme (2014) – Foi uma sensação de bilheteira e também foram atribuídas críticas mistas.

Ratchet & Clank (2016) – Este ano foi interessante em adaptações de videojogos. Esta apesar de não ter conquistado o público mais velho não deixou de ser interessante e agradável para as audiências mais jovens.

Angry Birds: O Filme (2016) – Filme com bastante sucesso. Apesar do jogo, em si, não ter uma história para contar, o filme foi muito bem adaptado para o cinema, assim conseguiu agarrar o público jovem como o graúdo. Os fãs agora ainda gostam mais do jogo, que já era um êxito.

Warcraft (2016) – Apesar de não ter sido um filme fantástico, tenho de referir que este conta o início da história entre humanos e orcs. O jogo é dos mais famosos e os amantes do mesmo aguardavam com entusiasmo a estreia.

Assassin’s Creed (2016) – Outro filme com críticas negativas mas não deixou de agradar aos apreciadores deste jogo.

 

O que acha desta selecção?