Os benefícios superam os riscos das crianças que jogam videogame
Exageros precisam ser evitados, entretanto, os videogames podem colaborar com o desenvolvimento infantil.
Em todos os âmbitos da vida, todos e quaisquer tipo de excessos são maléficos para a saúde ou psicológico, tanto das crianças como dos adultos. Limite consiste na palavra mais importante deste contexto e caso seja possível isto, os jogos e videogames podem tornar-se uma atividade extremamente saudável para as crianças.
Devido aos avanços tecnológicos e as mudanças que isto reflete na sociedade, cabe salientar que este progressos afetam também a maneira de aprendizagem da criança. Existe uma grande diversidade de recursos digitais e tecnológicos e por este motivo, a conquista da atenção da criança torna-se uma das tarefas mais árduas atualmente. Então, a tentativa de afastar as crianças destes recursos tecnológicos ou videogames os tornam distantes da sociedade, afetando assim, a interação com outras da mesma faixa etária.
Deve ficar sob a responsabilidade de seus pais ou tutores verificar se este tipo de atividade não altera sua rotina diária, como por exemplo a maneira de se alimentar, dormir, brincar, praticar atividades físicas e o mais importante, os estudos.
Perceba neste texto em quais aspectos o videogame pode tornar-se benefico.
Talvez não seja percebido a primeira impressão. No entanto, estes jogos podem aguçar em uma criança a sua capacidade de raciocinar logicamente. Muitas das modalidades dos videogames requerem estratégias e necessidade de findar uma resolução certa para ultrapassar fases, despertando assim, a capacidade de raciocinar.
Assim como na vida real, algumas etapas de um jogo de videogame podem ser perdidas por pequenos deslizes, nos quais despertam nos jogadores, a capacidade de saber perder ou ganhar, de forma pacífica, possibilitando um novo recomeço sempre.
Alguns jogos podem ainda despertar nas crianças como se tornar mais ágeis. Isso se deve ao fato de alguns serem projetados com o intuito de vencer adversidades em um tempo rápido.
Os benefícios ainda se estendem para a capacidade de coordenação motora e em alguns jogos mais sofisticados, até mesmo existe a possibilidade da criança se exercitar fisicamente.
As desvantagens dos videogames na infância e adolescência.
Conforme mencionado anteriormente, cabe salientar que os excessos os tornam prejudiciais e não o jogo por si só. No caso da criança adotar esta como sua única ou principal atividade do dia, poderá desencadear uma disfunção metabólica, transformando-a em obesidade. Além desse aspecto, observa-se também o risco da capacidade cognitiva ser diminuída, assim como o controle das emoções.
Como e possivel observar desde o inicio deste texto, os beneficios superam os maleficios encontrados nos video games. Torna-se importante, sobretudo, que os responsáveis filtrem o tipo de jogo que seus filhos irão escolher e também dosar, dentro de suas atividades diárias, o quanto jogar.