Uma faixa etária específica atraída pelos jogos não existe
Como nos dias de hoje, o universo está rodeado de smartphones, tablets, micro computadores e videogames, e sendo que estes muitas vezes são considerados como necessidade principal das pessoas, está tornando-se mais raro o total controle e supervisão destes dispositivos para com crianças e adolescentes.
Os responsáveis por estas crianças e adolescentes se questionam constantemente em como fazer para evitar a utilização precoce destes dispositivos. Entretanto, como fazer com que um jovem não tenha apreço por videogames e computadores de qualquer espécie, sendo que os próprios responsáveis passam grande parte de seu tempo jogando?
Até mesmo os adultos, por muitas vezes interrompem ou encurtam suas atividades corriqueiras do dia a dia para que exista um maior tempo livre para acessar tais dispositivos e finalizar seus jogos iniciados.
Antigamente, a preocupação das famílias era se o dispositivo poderia vir a danificar o seu televisor. Hoje, os questionamentos giram em torno sob qual idade uma criança pode ter acesso permitido a toda esta tecnologia, sem perder o interesse e foco na sua vida social, na escola ou até mesmo seu convívio familiar. .
Podemos dizer, que de um modo geral, a idade no qual um usuário inicia seus jogos depende muito de alguns fatores sociais e familiares. Entretanto, abaixo iremos salientar uma específica faixa etária, no qual o jogo de videogame se torna um pouco mais constante.
O fator competitivo como influência para os adolescentes jogarem.
Um dos fatores pelos quais as pessoas mais gostam de jogar videogame e a competitividade, no qual está presente, mais nitidamente, entre os adolescentes e jovens, dentre os 15 e 16 anos.
A competitividade diminui de forma gradativa, ao passo que a pessoa, seja do gênero masculino ou feminino amadurece. Especificamente, este quesito diminui mais nos homens. Alguns estudos mostram esses número decaindo simplesmente pelo fato de a vida adulta ser permeada de maior responsabilidades.
Obviamente que a competitividade não é fator isolado para determinar a faixa etária no qual se obtém o maior hábito de jogar, mas sim também os fatores: estratégias, desafios, superação de obstáculos, diversão, passatempo, dentro de muitos outros.
Pois então, qual a faixa etária que mais utilizam os jogos e quais são?
Apesar de o fator competitivo ser aflorado entre os adolescentes, estudos demonstraram que os adultos , na média dos trinta e seis anos, fazem parte de quase quarenta por cento da fatia consumidora deste mercado.
Partido da premissa que os jogos podem até mesmo ser considerados como arte, iremos exemplificar abaixo alguns dos mais utilizados por essas faixas etárias elucidadas acima.
Fica muito claro que um jogo pode ser mais notório que o outro, e para a conquista de mercado, criam-se cada vez mais novos gêneros ou então novos padrões tornam-se determinantes.
Desde a década do ano dois mil, os jogos mais utilizados em todo o mundo foram: Grand Theft Auto III, World of warcraft, Call of duty, Wii Sports, Braid, Angry birds, farmville, league of legends e Minecraft. Muitos destes mantém-se até hoje no ranking dos jogos mais acessados.